17º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 17ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema: “Políticas Públicas e os desafios da pesquisa no Brasil”. O evento acontecerá entre os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019 no campus II (Antônio Rodrigues Coelho) da UNIVALE.


Esse evento, que vem sendo realizado sem interrupções desde 2003, tem por objetivo incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica desenvolvidas nessa Universidade e em outras Instituições de Ensino e Pesquisa regionais, estaduais e nacionais.


A realização ininterrupta deste espaço de divulgação da produção científica e tecnológica é testemunha do crescimento do interesse do meio acadêmico – professores e alunos da graduação e da pós-graduação – pela investigação científica, bem como da consolidação da pesquisa na instituição e da oferta de pós-graduação stricto sensu pela UNIVALE.


Esse crescimento deve ser creditado a uma política governamental que, desde os anos 1960, vem consolidando a pesquisa no Brasil. Entretanto, desde os anos 2000 a pesquisa tem enfrentado um cenário de mudanças que tanto implicaram em avanços quanto em retrocessos. Por um lado, houve aumento do financiamento governamental a partir de editais vinculados a Fundos Setoriais e Não-Setoriais e a criação de redes de pesquisa. Contudo, esse movimento privilegiou os grandes projetos com financiamentos vultosos e concentrados em poucos grupos de pesquisadores.


O atual cenário da pesquisa, especialmente em um contexto de crise financeira, exige de todos os envolvidos um posicionamento estratégico para além do mero financiamento que, sem dúvida, é fundamental para se fazer Ciência. É preciso pensar em desenvolvimento científico e na criação de uma cultura científica a partir da promoção do conhecimento enquanto principal insumo para uma sociedade que busca qualidade de vida. Nesse aspecto, cabe-nos refletir sobre uma política de pesquisa que nos proporcione condições para pensarmos, criarmos e produzirmos cientificamente.


Frente a um horizonte de mudanças e desafios, a missão da universidade enquanto aglutinadora de saberes deve liderar essa reflexão e ponderar sobre os avanços e os retrocessos das políticas públicas na produção do conhecimento científico no Brasil. A UNIVALE oferece mais uma vez um espaço de divulgação, reflexão e criação de conhecimento por meio da proposta ora apresentada para o 17° Simpósio.

 

Prof.ª Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes 
Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação
 
Portal do Simpósio

Atenção: Verificaremos se você já possui algum registro na base de dados da Univale através do CPF informado. Se houver registro, você será redirecionado para a tela de login, caso contrário, para o formulário de cadastro.