20º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 20ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema "Vale do Rio Doce e UNIVALE: perspectivas e legados em 20 anos de produção da Ciência". O evento acontecerá entre os dias 22 a 24 de setembro de 2022.

Essa edição do Simpósio tem um sentido muito especial visto que celebra 20 anos de sua realização ininterruptas, isto é, desde 2003. Reafirma, portanto, o compromisso da UNIVALE de incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica, desenvolvidas tanto pelo seu corpo de pesquisadores quanto abrindo espaço para divulgação de pesquisas de outras instituições de ensino voltadas para pesquisas de cunho regional, estadual e nacional. Esse momento de comemoração/rememoração nos coloca frente a um ato fundador, que desde 2003, trouxe inúmeros frutos para a produção científica sobre o Vale do Rio Doce.

Trata-se de um legado construído coletivamente, conectando alunos, professores, pesquisadores e funcionários impulsionados pelo desafio da reinvenção diante dos desafios contemporâneos de um Vale permeado por tantos percalços e singularidades históricas. Legado, aliás, que sempre se encontra aberto às participações em parceria com instituições locais e regionais. O contexto político, econômico, social e cultural atual do país reforça a necessidade do papel científico das instituições de ensino superior, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão.

É por meio do bom desempenho desse compromisso que a UNIVALE, nesses últimos 20 anos, incentiva toda a comunidade acadêmica a refletir sobre os desafios impostos ao e pelo Vale do Rio Doce, fomentando uma atitude empreendedora e impactante na comunidade. Neste momento histórico e festivo, cabe realçar e agradecer o pioneirismo daqueles que foram os primeiros proponentes do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (Professores Dr. Carlos Alberto Dias e Dra. Alda Maria Soares Silveira) da Univale.

Cabe ainda não só apoiar, mas valorizar o empenho de tantos pesquisadores envolvidos nos programas de iniciação científica, nos grupos de pesquisa e projetos vinculados a agências de fomento. Reconhecemos o esforço de todos na difusão da perspectiva científica como instrumento de conhecimento e promoção da qualidade de vida.

Celebremos, portanto, esses 20 anos de pesquisa em clima de simpósio, como queriam os antigos gregos: como uma festa! Esperamos, a partir dessa data comemorativa, renovar nosso espírito empreendedor e investigativo para enfrentar os próximos 20 anos com a convicção de uma produção científica comprometida com a vida, o ambiente, a redução da desigualdade, a dignidade humana, o direito à educação e o respeito aos saberes dos habitantes do Vale do Rio Doce que tanto têm contribuído para a formação de todos nós que somos e vivemos a UNIVALE!

Prof.ª Drª. Elaine Pitanga Fernandes Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação

Portal do Simpósio

Atenção: Verificaremos se você já possui algum registro na base de dados da Univale através do CPF informado. Se houver registro, você será redirecionado para a tela de login, caso contrário, para o formulário de cadastro.