19º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 19ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema: “Ciência, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento”. O evento acontecerá entre os dias 23 a 25 de setembro de 2021.

Esse evento, que vem sendo realizado sem interrupções desde 2003, tem por objetivo incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica desenvolvidas nessa Universidade e em outras instituições de ensino, e pesquisa regionais, estaduais e nacionais.

A iniciativa empreendedora tem se destacado como fator importante para o desenvolvimento social e econômico. Vetores de mudança como a estrutura demográfica, o fenômeno da globalização, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação são alguns dos diversos fatores que vêm transformando a sociedade e gerando oportunidades para o desenvolvimento de negócios ou produtos inovadores, que atendam às demandas emergentes da sociedade contemporânea. 

As instituições de ensino superior, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão, são cruciais para impulsionar a atividade empreendedora, em razão do seu potencial impacto na comunidade. A universidade deve comprometer-se com a formação de profissionais com competências múltiplas, preparados para realizar trabalhos em equipe, aptos a adaptarem-se a situações novas e complexas e serem agentes de mudanças para promover o desenvolvimento econômico e social de sua região e seu país. 

A Universidade, os programas de iniciação científica e os grupos de pesquisa são responsáveis por fomentar e difundir a perspectiva científica como instrumento de conhecimento e promoção da qualidade de vida. É nesse sentido que a pesquisa científica pode contribuir com a construção de uma sociedade capaz de resolver seus problemas cotidianos e enfrentar os desafios futuros.

Em face desse momento de crise sanitária e econômica decorrente da pandemia causada pelo COVID-19, e considerando o compromisso da UNIVALE com a pesquisa, o evento nesta edição será totalmente GRATUITO E REMOTO. Assim a UNIVALE oferece mais uma vez um espaço de divulgação, reflexão e criação de conhecimento por meio da proposta ora apresentada para o 19° Simpósio.

 

Prof.ª Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação

Portal do Simpósio

Atenção: Verificaremos se você já possui algum registro na base de dados da Univale através do CPF informado. Se houver registro, você será redirecionado para a tela de login, caso contrário, para o formulário de cadastro.